O que é SMT?
Systemic Manual Therapy (SMT) é uma técnica que visa tratar as causas, e não apenas os sintomas dos pacientes. Desenvolvida pelo DPT (Doctor in Physical Therapy) Israelense Adi Halili radicado nos EUA, que cansado da fisioterapia convencional e dos resultados inconsistentes obtidos, Doctor Halili inovou e arriscou na integração de algumas técnicas desenvolvidas por renomados Osteopatas e Fisioterapeutas, como por exemplo:
Andrew Taylor Still
- Primeiro homem na América a colocar o estudo da disfunção da articulação em base científica.
- Em sua época outros médicos não reconheceram seus estudos como beneficiais e o rejeitaram.
- Após anos de frustração, Andrew fundou uma nova escola de medicina chamada Osteopathy.
Lawrence Jones – SCS (Strain Counterstrain)
- Acredita que o “strain” (estiramento, tensão) causa algum tipo de desordem biomecânica articular.
- SCS (estiramento contra estiramento) inibe as falsas mensagens de tensão-distensão contínua que surgem dos reflexos proprioceptivos. Essa inibição é alcançada através do encurtamento da musculatura que contém a mensagem falsa de tensão-distensão.
Sharon Weiselfish-Giammatteo – IMT (Integrative Manual Therapy)
- Observa a freqüência de problemas relacionados ao Sistema Nervoso Autônomo, no qual age regulando o equilíbrio homeostático (temperatura corporal, ritmo cardíaco, sistema respiratório, sexual, função do intestino e bexiga) e como esses sistemas não recebem tratamento direto.
- Relaciona as disfunções somáticas com o Sistema Nervoso Autônomo.
- Embasados nos princípios de Jones, Frank Lowen e Sharon Gimmatteo desenvolveram um modelo de posições que controlam, e/ou inibem diferentes funções corpóreas.